sábado, 3 de setembro de 2011

Plantas Carnívoras


Plantas carnívoras são plantas entomófagas com a habilidade de capturar insetos e animais. Através de enzimas digestivas, extraem compostos nitrogenados para seu próprio aproveitamento. São normalmente habitantes de solos pobres e encharcados, com pouca disponibilidade de nitratos (essenciais para a síntese da molécula de clorofila), dependendo assim do nitrogênio contido nas proteínas dos animais.
As plantas carnívoras são nativas da faixa tropical, ocorrendo no Sudeste AsiáticoAmérica e Austrália, umas poucas no sul da Europa e África, muito embora existam gêneros ou famílias inteiras adaptados ao clima temperado .
Algumas plantas estão longe de serem inofensivas e não se alimentam apenas de insetos, mas de animais maiores.
Existem quatro famílias principais de plantas carnívoras: NepenthaceaeSarraceniaceaeDroseraceae e Lentibulariaceae. São extremamente distintas entre si com respeito às estruturas reprodutivas, o que indica que podem ter evoluído paralelamente, e que sua habilidade de capturar e digerir seja uma convergência evolutiva. Entretanto, algumas estratégias de captura são similares, como nos animais.

Uma das mais conhecidas é a chamada “Armadilha de Vênus” (abaixo), que vive em áreas úmidas e em pântanos, se alimentando de pequenos insetos. Algumas pessoas até as adotam como “plantinhas de estimação” e caçam formigas para alimentá-la. O mais incrível sobre essa planta não é a sua aparência, mas seu mecanismo. Qualquer bichinho que fique preso entre suas “mandíbulas” acaba preso em uma armadilha similar às usadas para prender patas de ursos e outros grandes animais. Depois as folhas se fecham e viram um estômago, borbulhante de enzimas que digerem sua presa.









As plantas “de jarro” usam uma técnica mais simples – elas atraem suas presas usando um perfume irresistível. Quando os bichinhos, encantados com o maravilhoso cheiro, se aproximam, eles caem dentro dela e não conseguem mais sair, sendo digeridos pela belíssima assassina. Esse tipo de planta aparece em todos os tamanhos e as maiores não atraem apenas insetos, como se alimentam de ratos e de pequenos lagartos.
Essa variedade acima de planta de jarro é conhecida como “lírio cobra”, por seu formato peculiar. Ao contrário de suas companheiras, ela não consegue digerir seus lanches sozinhas, pois não têm as enzimas necessárias. Bactérias em seu interior fazem o “trabalho sujo” enquanto ela aproveita os nutrientes já processados por elas.
A linda planta orvalho (abaixo) possui outro mecanismo para fazer com que suas presas fiquem grudadas nela tempo suficiente para serem digeridas. Suas folhas são cobertas de pequenos pêlos que, por sua vez, são cobertos de uma espécie de cola muito poderosa. Quando um inseto inocente fica preso nela a planta se contrai mais ainda, fazendo com que mais pêlos cheios de cola entrem em contato com o bicho, tornando a fuga impossível.




Ficheiro:Nepenthes sibuyanensis.jpg





quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Animais pouco conhecidos

Existem muitos animais que a ciência nem sequer conhece. Vejamos alguns que , pela maioria de nós, nunca vimos ou teremos o prazer de vê-los pessoalmente. Muitos deles estão à beira da extinção.

Sagui Imperador Tamarin: Encontrado na zona sudoeste da Amazônia entre Peru e Bolívia
emperor tamarin Os animais mais estranhos e esquisitos do mundo


Macaco da cara branca: Pode ser encontrado na Amazônia Brasileira, Guiana Francesa e na Venezuela.
white faced saki monkey Os animais mais estranhos e esquisitos do mundo
                                               
Anta pintada: Habita as regiões de selva e bosque da América do Sul, Central e Sudeste
da Ásia.
 tapir baby Os animais mais estranhos e esquisitos do mundo

Hagfish: Este é um peixe e é considerado um dos bichos mais nojentos do mundo. O Hagfish além de feio é meio sinistro. Para se defender, ele secreta uma baba gosmenta que o ajuda a escapar dos predadores. 
hagfish Os animais mais estranhos e esquisitos do mundo


Toupeira do nariz de estrelado: É uma pequena toupeira encontrada tanto no Canadá quanto nos EUA.
star nosed mole Os animais mais estranhos e esquisitos do mundo

Macaco narigudo: Este singular macaco habita os mangues e seu nome popular deriva do fato dos machos possuírem um nariz longo e flexível, que se crê tem importância na escolha da e pela parceira sexual. Só existe na ilha de Bornéu.
proboscis monkey Os animais mais estranhos e esquisitos do mundo


Axolotl: Este é o nome de uma salamandra mole mexicana. Pode regenerar partes do corpo amputadas. Por conta desta habilidade , a salamandra Axolotl está sendo estudada em vários centros de pesquisas biotecnológicas.

axolotl Os animais mais estranhos e esquisitos do mundo

Tatu-fada rosa: Este é o menor tatu do mundo. Mede de90 a 115 milímetros e é encontrado na Argentina.
 pink fairy armadillo Os animais mais estranhos e esquisitos do mundo

Aye-Aye : O estranho  Aye-Aye está famoso no mundo dos blogs como um dos mais estranhos bichos do mundo. Ele é tido como um demônio de mau agouro em Madagascar, seu país de origem. E por isso está na lista dos mais ameaçados de extinção.

aye aye Os animais mais estranhos e esquisitos do mundo
Alpaca: Este é uma espécie de cabritinho-girafesco, com um longo e ereto pescoço. As Alpacas são nativas dos andes, e descendem das Alpacas selvagens. São parentes das Lhamas, que por sua vez, são parentes dos camelos.


TarsierEste é um animal noturno – o que explica os olhos gigantes. Ele é um mamífero que salta pelas árvores na escuridão da floresta em busca de pegar cobras e insetos em pleno voo. O Tarsier é um animal complexo devido a sua grande fragilidade. Ele tem este nome devido ao tamanho desproporcional dos ossos tarsios. Em geral são pouco conhecidos do homem, uma vez que existem poucos em cativeiro. Eles costumam cometer suicídio devido ao stress quando em cativeiro.
tarsier Os animais mais estranhos e esquisitos do mundo                                                                                                                      


Polvo dumbo: É um animal descoberto recentemente nas altas profundidades. Ele leva este nome pelas estranhas orelhinhas na cabeça. 
dumbo octopus Os animais mais estranhos e esquisitos do mundo

Coelho Angorá: O coelho angorá é um coelho normal com pelos além da conta.
de origem turca, o coelho surgiu por volta de 1700, e é um animal bastante dócil. Cultuado pelos criadores de coelhos de exibição.
      english angora rabbit Os animais mais estranhos e esquisitos do mundo

Peixe-bolha: O peixe bolha é um animal visto raramente por seu habitat ser praticamente inacessível a humanos. Ele vive em altas profundidades na costa da Austrália e da Tasmânia. O peixe bolha vive em uma profundidade tamanha, que seu organismo se adaptou e desta maneira sua pele é parecida com uma gelatina. ele é um peixe mais próximo da água-viva que se tem notícia. A densidade do seu corpo é sutilmente menor que a da água. Ele quase não tem músculos, nadando ao sabor das correntes profundas. Para compensar isso ele tem este bocão que engole de uma só vez qualquer peixinho que der mole na frete dele.
blobfish Os animais mais estranhos e esquisitos do mundo

Urso malaio (Sun Bear):Encontrado nos bosques do Sudeste da Ásia, é o menor da família dos ursos atingindo no máximo 1,2metros.

Lagarto com pescoço de rufo ou Dragão rufado(Frill-necked Lizard): São lagartos que podem ser encontrados na Nova Guiné e Austrália.

Cão Komondor: Raça de cão pastoreiro originária da Hungria, sua pelagem assemelha-se a um penteado “dreadlocks”.

Narval (Narwhal): O narval é um mamífero cetáceo de grande porte, que também inclui a beluga, com 4 a 5 metros de comprimento e cerca de 1,5 toneladas de peso, característico das águas frias em torno do círculo polar ártico. Os machos tem um dente incisivo superior esquerdo, que se encontra enrolado em espiral e que se projeta como um chifre. Este dente é feito de marfim e pode atingir até 3 metros de comprimento. A presa do macho do narval é fonte de marfim de valor comercial e constitui um atrativo à caça da espécie. Cerca de um macho em 500 tem duas presas em vez de uma.

Morcego de pés com ventosa (Sucker-footed Bat): Originário de Madagascar, está ameaçado de extinção por causa da destruição de seu habitat natural.

Mico de bolso ou Mico pigmeu (Pygmy Marmoset): Diminuto primata nativo de quase toda mata Amazônica. É o menor dos primatas: seu corpo mede de 14 a 18 cm e a cauda entre 15 e 20 cm. Os machos pesam cerca de 140 gramas e as fêmeas, cerca de 120 g.

Panda Vermelho(Red Panda): O panda-vermelho, também conhecido como Panda de Fogo, é o único mamífero, previamente classificado nas famílias dos guaxinins e ursos. Esta espécie é nativa dos Himalaias e sul da China e há indicações do registo fóssil de que tenha existido também na América do Norte. É o animal oficial do estado indiano de Sikkim.

 Bico de sapato (Shoebill): O bico de sapato é um pássaro enorme aparentado com as cegonhas. Seu nome advém da forma de seu enorme bico e sua dieta compõe-se de peixes e rãs que caça nas paradas águas da África tropical e oriental, particularmente em Uganda. Sabe-se muito pouco dos costumes e origens desta ave sumamente difícil de ser observada em seu habitat natural, em parte devido a encontrar-se em perigo de extinção. Calcula-se que existam hoje mais exemplares em cativeiros nos zoológicos europeus do que na natureza.


Lagosta de Yeti (Yeti Crab): É um crustáceo com aproximadamente 15 cm descoberto em 2005 no Pacífico Sul a 1.500 km ao sul de Ilha de Páscoa a uma profundidade de 2,200 m.

Cacajao (Uakari): Cacajao é um género de primatas que inclui os animais conhecidos habitualmente por uacaris.Estes macacos, típicos da Floresta Amazônica, distinguem-se pelo tamanho da cauda, menor que o comprimento do corpo, pela ausência de pelos na região da cara e pela ausência de gordura corporal que lhe confere uma aparência quase esquelética.

Mata Mata: É uma tartaruga predominantemente encontrada na América do Sul. É quase impossível confundi-la com qualquer outra tartaruga. A mata mata é realmente única já que sua cabeça é bastante distinta, triangular, grande, extremamente achatada. Tem numerosas abas de pele.

Caranguejo-dos-coqueiros (Coconut Crab):O caranguejo-dos-coqueiros é um grande crustáceo terrestre, encontrado em diversas ilhas tropicais dos oceanos Indico e Pacífico e relacionado aos ermitãos, mas diferindo destes por apresentar o abdômen flexionado e sem a proteção de uma concha de molusco. Alimentam-se principalmente de matéria vegetal, incluindo cocos caídos no chão. Também são conhecidos por ladrão-de-coco.



As maiores árvores do planeta

O patrimônio genético, as condições ambientais e também eventuais acidentes determinam o tamanho e a duração de vida dos seres vivos. E em se tratando de idade e tamanho as árvores são as campeãs.

De acordo com estudiosos da área, as maiores e mais altas árvores da Terra são coníferas e pertencem à família botânicaTaxodiacea. A grande maioria delas se localiza na costa da Califórnia, oeste dos Estados Unidos, e pertence a duas espécies: Sequoia sempervirens, conhecida simplesmente como sequóia e Sequoiadendron gigantea, mais conhecida como sequóia gigante ou "bigtree" (em inglês – árvore grande).As sequóias são também os seres vivos mais velhos. Algumas chegam a ter cerca de 4 mil anos.  Neste artigo, listamos as oito maiores árvores do mundo - em diversos aspectos. Além das sequóias, conheça também a mais alta árvore latifoliada, a mais alta árvore tropical, entre outras.
wallpaper


wallpaper


wallpaper


wallpaper


  Sequóia - Sequoia sempervirens    

Estudos indicam que as árvores desta espécie chegam a ter mais de 4 mil anos. E elas simplesmente não param de crescer. O exemplar mais famoso é a árvore conhecida como General Sherman. Esta é considerada a maior árvore do mundo em termos de volume. A árvore encontra-se preservada no Parque Nacional das Sequoias, Califórnia, Estados Unidos.
Sua casca é fibrosa e chega ter 60 cm de grossura. Suas folhas são parecidas com as folhas dos pinheiros. As sementes ficam dentro de cones, sendo que cada cone tem em média 230 sementes.


                                               

                                                   Eucalipto - Eucalyptus regnans

As árvores desta espécie são popularmente conhecidas como eucaliptos e pertencem à família botânica família Myrtaceae. Estas são as árvores latifoliadas, isto é, não coníferas, mais altas do mundo.Os eucaliptos são bastante conhecidos por nós, brasileiros, e já temos conhecimento de sua capacidade de crescer bem. As sequóias são sim, bem altas também, mas muitas delas ficam tão grandes por estarem protegidas dentro de parques nos Estados Unidos. A história dos grandes eucaliptos já é bem diferente.A grande maioria dos eucaliptos gigantes encontra-se (ou encontrava-se) na Austrália. As árvores mais altas já não estão mais vivas – muitas morreram em função da idade avançada e outras foram simplesmente derrubadas.Alguns desses eucaliptos que já não estão mais em pé chegaram a ter mais de 130 metros de altura. Uma delas chamava-se Ferguson Tree e tinha cerca de 150 metros de altura e 5,5 metros de diâmetro. Outra recebeu o nome de Robinson Tree e tinha 143 metros de altura.Árvores tão altas como essas duas já não são mais encontradas. Porém, no continente australiano é bastante comum encontrarmos eucaliptos que medem entre 80 e 100 metros.


                       

                                              

                                                    Tualang - Koompassia excelsa

O recorde mundial de árvore tropical mais alta do mundo pertence à espécie Koompassia excelsa, popularmente chamada de “tualang”, “tupang” ou “sialang”. As árvores desta espécie pertencem à família botânicaLeguminosae e podem ser encontradas na Indonésia, Malásia, Filipinas e TailândiaA maior delas foi registrada em 1902, na Indo-Malásia, com 84 metros de altura. 


                                                   
                                                 
                                                      Baobá - Adansonia digitata     

Esta é a espécie que tem as árvores que possuem o maior diâmetro.  Trata-se dos baobás, árvores nativas da ilha de Madagascar. Os baobás não são altos – possuem algo entre 5 e 25 metros de altura – porém o diâmetro do tronco podem chegar a 11 metros.Estas árvores se desenvolvem em regiões áridas e destacam-se pela capacidade de armazenar água dentro do tronco – algo em torno de 120 mil litros. Suas folhas caem durante a estação seca.

Aqui no Brasil, encontramos baobás no nordeste, especialmente no estado de Pernambuco. Dizem até que Saint Exupéry se inspirou no baobá da Praça da República, no Recife, para escrever O Pequeno Príncipe. 



                                                           

                                                                Cajueiro de Pirangi

O Brasil também consta na lista de países que têm as “maiores árvores do mundo”. Prova disso é o Cajueiro de Pirangio maior cajueiro do mundo, localizado no Rio Grande do Norte. O recorde do cajueiro não diz respeito à sua altura e sim à area ocupada pelo pé de caju – algo em torno de 8.500 m2. Seu perímetro é de aproximadamente 500 metros.
Diz a lenda que o pé de caju foi plantado em 1888 por um pescador que morreu aos 93 anos de idade sob as sombras de seu cajueiro. O crescimento do cajueiro de Pirangi é explicado por duas anomalias genéticas: seus galhos cresceram para os lados e com o passar do tempo e em função do peso curvaram-se para baixo; ao alcançarem o solo estes mesmos galhos criaram raízes e cresceram novamente como se fossem troncos de uma outra árvore.

Quem olha de fora acha que existem vários cajueiros, mas na verdade toda aquela extensão é ocupada por uma única árvore. O Cajueiro de Pirangi dá cerca de 500 cajus por dia.




Cajueiro

                                                                      

                                                                          Jequitibá

Os jequitibás são árvores de troncos grandes – tanto em comprimento como em diâmetro. As árvores pertencem à família das Lecitidáceas.

Estas são árvores nativas da Mata Atlântica e encontradas principalmente na região sudeste. Em tupi-guarani, o nome jequitibá significa “gigante da floresta” e não é para menos. No meio da floresta, os jequitibás como jatobás, sapucaias e angelins podem ser vistos bem acima das demais árvores. Há registros de jequitibás de 60 metros de altura.

No Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passo Quatro, São Paulo, está o jequitibá mais alto do Brasil que ainda está em pé. Trata-se do Patriarca da Floresta, jequitibá-rosa de 3 mil anos e que possui 49 metros de altura e uma circunferência de 16 metros. Para dar a volta em seu tronco é preciso ter dez pessoas de mãos dadas.



Jequitibá


Telescópio detecta buraco negro gigante engolindo estrela

Instrumento europeu detecta buraco negro à distância recorde de 6 milhões de anos-luz.


Da BBC


 Concepção artística do fenômeno (Foto: Organização Europeia para a Pesquisa Astronômica no Hemisfério Sul (ESO))

O telescópio da Organização Europeia para a Pesquisa Astronômica no Hemisfério Sul (ESO, na sigla em inglês), detectou em outra galáxia o buraco negro mais distante já encontrado.

O corpo celeste está acompanhado por uma estrela que, em breve, será engolida pelo próprio buraco negro.

Com uma massa 15 vezes maior que a do Sol, o buraco negro também é o segundo maior buraco negro de massa estelar já encontrado.

Ele foi encontrado em uma galáxia em formato de espiral, chamada NGC 300, a seis milhões de anos-luz da Terra.

"Esse é o buraco negro de massa estelar mais distante já pesado, e é o primeiro que vemos fora de nossa vizinhança galáctica, o Grupo Local (grupo de galáxias que inclui a Via-Láctea)", afirmou Paul Crowther, professor de astrofísica na Universidade de Sheffield, Grã-Bretanha, e um dos autores do estudo.

O parceiro do buraco negro é uma estrela do tipo Wolf-Rayet, que também tem uma massa cerca de 20 vezes a do Sol. As Wolf-Rayet são estrelas que já estão perto do fim de suas vidas e expulsam a maior parte de suas camadas superiores para a região que as cerca antes de explodirem como supernovas, com seus núcleos implodindo para formar buracos negros.


Fonte: g1. globo.com

Plantas que cantam para atrair polinizadores

Embora os avanços da Ciência e do Conhecimento estejam acontecendo com uma rapidez assustadora, a Natureza ainda guarda conhecimentos e recursos que surpreendem àqueles que se dedicam a pesquisá-la com maior profundidade.
Um estudo recente relata que uma planta encontrada na floresta tropical cubana usa o som para atrair morcegos que se alimentam de néctar.



   

A Marcgravia evenia tem folhas em forma de prato, que enviam ecos facilmente identificáveis pelos morcegos por ecolocalização.A pesquisa, que consta na edição atual da revista "Science", foi feita na Universidade de ULM (Alemanha), é uma das primeiras a ter esse enfoque de ecos acústicos usados por plantas.



Os pesquisadores treinaram morcegos de laboratório para que procurassem um alimentador, que foi colocado em lugares diferentes --preso a folhas em forma de prato, a folhas normais e em outros locais.Verificaram então que quando o alimentador foi preso à folha em forma de prato, os morcegos levaram metade do tempo para encontrá-lo.Interessante é que esse desempenho foi positivo tanto para os morcegos quanto para as plantas, já que estas têm maior êxito na polinização e os morcegos encontram as flores mais rapidamente pelo som que emitem..Existem 40 espécies de morcegos são responsáveis pela polinização de centenas de espécies de plantas da zona neotropical. Agora os pesquisadores esperam encontrar outras espécies de plantas capazes de enviar sinais acústicos para os morcegos que as polinizam.


Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br/cienciaevida/